logo

 




Mensagem do Concelho Directivo

 

Caros Amigos,

 

VERDEFAM, Associação Caboverdiana para Protecção da Família, orgulha de um percurso já longo no domínio do Planeamento Familiar e da Saúde Sexual e Reprodutiva em Cabo Verde.

Fundada em 1995 por um grupo de Mulheres e Homens, enquanto organização não-governamental, de acção social e sem fins lucrativos e pioneira em actividades voltadas para a defesa e promoção dos direitos sociais básica e especial para a promoção dos direitos sexuais e reprodutivos, individuais e colectivos, tem tido ao longo destes 17 anos um papel de relevo na sociedade caboverdiana. Ao longo da sua existência tem conseguido alcançar os seus objectivos nos domínios da Saúde, Educação e Direitos nas áreas da Sexualidade e Planeamento Familiar, e de acordo com os seus Estatutos, “ajudar as pessoas a fazerem escolhas livres e responsáveis na sua vida sexual e reprodutiva”, graças ao trabalho dos voluntários e dos parceiros nacionais e internacionais. Aqui deveremos referir ao papel fundamental dos voluntários, principalmente os membros do Conselho Directivo e o staff, nas actividades de plaidoyer a favor da causa da associação e da SSR m geral e na mobilização de recursos necessários ao bom funcionamento da associação.

 

 

A Verdefam tem a mais-valia de ser composta por mais de 300 voluntários heterogéneos e multidisciplinar, com pessoas de diversas faixas etárias, categorias sociais e formações académicas/e ou profissões e por mais de 20 funcionários com especialidades diferentes. Esta diversidade constitui, de certa forma, uma garantia da qualidade de intervenção da associação, ilustrando, por outro lado, o interesse crescente da sociedade pelas questões de SSR que incluem o planeamento familiar, a saúde materna, o aborto, as Infecções Sexualmente Transmissíveis, “IST’s”, VIH, prevenção e cuidados e de exercício da cidadania.

 

A VerdeFam valoriza a diversidade e enfatiza a participação dos jovens na sua gestão e nos seus programas e considera que o espírito de voluntariado é fundamental para alcançar os seus objectivos e avançar a sua causa.

 

A VerdeFam faz parte do IPPF “Internacional Planned Parenthood Federation”, a maior ONG Internacional de Planeamento Familiar e a segunda maior agência de voluntariado a nível mundial. VerdeFam é uma das 170 Associações integrantes da família IPPF e que se encontra espalhada por 180 países. A partir de 2012 passou a integrar Organização Internacional da Familia, WFO.

 

O Conselho Directivo Nacional

 

 


Powered by: IT Web Soluções