logo

 




Formação a jovens/adolescentes grávidas

Realizou-se no dia 08 de Junho de 2013, no CINSAUDE VERDEFAM na Várzea, uma formação destinada a Jovens/Adolescentes Grávidas. A formação contou com a presença de trinta (30) jovens/adolescentes grávidas com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos, na sua maioria sem ocupação laboral, provenientes de alguns dos Bairros mais vulneráveis da Capital, dentre as quais, o Bairro do Brasil, o Bairro da Achada grande, etc.

 

Durante a formação foi abordado temas com o objectivo de

capacitar as futuras Jovens Mães para que exercem a sua maternidade de forma segura. Ainda, tendo em conta, que estas Jovens na sua maioria possuem fracas condições económicas, foram-lhes entregue um kit, com roupas e produtos de higiene.

 

Seguindo o programa da formação, foi-lhes ainda transmitida questões relacionadas com os cuidados Pré e Pós-Natal, alimentação e amamentação, entre outros. Houve tempo ainda para uma sessão de planeamento familiar onde o principal objectivo foi de consciencializar estas Jovens para evitarem a reincidência da gravidez.

Depois de uma pausa as Jovens/Adolescentes Grávidas aprenderam alguns exercícios fitoterapêuticos para porem em prática durante e após o período de gestação, tiveram a orientação da Psicóloga de como prevenir a depressão durante a gravidez e o Pós-Parto, assim como, desenvolver o vínculo afectivo Mãe/Bebé que é considerado como essencial para a construção da vida psíquica do ser humano.

 

 


Powered by: IT Web Soluções