logo

 




FORMAÇÃO de PARES EDUCADOERES no ÂMBITO da LUTA CONTRA o VIH/SIDA

A análise dos dados epidemiológicos existentes no país indica que a epidemia do VIH, em cabo verde, seria do tipo concentrado, apresentando uma taxa de seroprevalência global de 0,8%. Neste contexto, torna-se imprescindível um melhor conhecimento da dinâmica da epidemia e dos factores determinantes da infecção, no seio dos diferentes grupos populacionais priorizando intervenções de proximidade, capacitação e controle da epidemia no nosso país.

 

Dando seguimento às orientações do II Plano Estratégico de Luta Contra a Sida e dos planos de actividade do CCSSIDA e da VERFEFAM com a parceria e o apoio da UNFPA, realizou-se durante os dias 19, 20 e 21 de Junho, em Mindelo, S. Vicente uma acção de formação dirigida a um grupo de formandos.

 

 

A formação contou com cinco (5) módulos. Foi debatida as Relações de Género, sexualidade, HIV/SIDA, IST e consumo de drogas no primeiro módulo. No segundo módulo falou-se sobre vulnerabilidades e situação de riscos. Metodologias participativas de aprendizagem (Técnicas de aconselhamento), foi abordado no terceiro módulo. Mudança de comportamentos e desenvolvimento de competências para a vida ficou enquadrada no quarto módulo de formação, tendo o quinto módulo debruçado sobre a redução dos danos em saúde (Consumo de drogas e saúde sexual reprodutiva).

O desenvolvimento destes módulos contemplou várias dinâmicas de natureza e finalidades específicas a cada uma delas, de forma adequada aos objectivos preconizados, em termos dos conhecimentos e competências que foram transmitidas.

Desta formação formou-se trinta (30) pares educadores residentes da ilha se S. Antão, Sal e S. Vicente, pretendendo-se reforçar a capacidade nacional com uma rede de pares educadores para intervenções que visam a mudança de comportamento no seio dessa camada.

 

 


Powered by: IT Web Soluções