logo

 




11 JULHO DIA MUNDIAL DA POPULAÇÃO - “GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA”

 

O Dia Mundial da População é um evento anual, celebrado a 11 de Julho. O objectivo principal desta celebração é chamar atenção para a importância das questões populacionais referentes aos planos e programas de desenvolvimento e a necessidade de encontrar soluções para estas questões. Este ano o tema a ser debatido é a “Gravidez na Adolescência”. Segundo UNFPA – Brasil, existem mais de 600 milhões de adolescentes femininas no mundo actual e mais de 500 milhões encontram-se nos países em desenvolvimento. Sobre elas recai um grande peso no presente e futuro da nossa humanidade. As oportunidades e as escolhas destas meninas durante a adolescência permitirão que elas comecem a vida adulta preparadas e como cidadãs activas no seio da sociedade. Com as condições e oportunidades correctas, elas podem investir em si próprias e consequentemente nas suas próprias comunidades. Entretanto a Gravidez na Adolescência põe em risco os direitos, a saúde, a educação e o potencial de muitas delas, roubando-lhes um futuro melhor.

 


Actualmente em cabo verde verifica-se um número significativo de Gravidez na Adolescência. Esta situação implica sérios riscos, quer para a mãe, quer para o próprio bebé, não só do ponto de vista físico mas também psíquico. As desvantagens da gravidez durante a adolescência dizem respeito à mãe, à criança e à sociedade em geral, por isso, não é só uma questão de saúde, mas também uma questão de desenvolvimento.

No que concerne à criança que nasce de uma Gravidez na Adolescência, ela poderá nascer prematura, com baixo peso, poucas possibilidades de sobrevivência e malformações. Tanto que o índice de mortalidade infantil resultante da Gravidez na Adolescência é superior ao que se verifica entre bebés concebidos na faixa de 25-35 anos.

Relativamente à sociedade, a Gravidez na Adolescência constitui uma pressão para a demografia e todos os problemas que ai advém; dado que o período aconselhável para a mulher procriar é dos 20-35 anos, as gravidezes provenientes de adolescentes não são previstas nas projecções demográficas e isso causa sérios constrangimentos para o País, no que diz respeito à capacidade de resposta às necessidades da população, nomeadamente saneamento básico, água, escolas, hospitais e demais estruturas sociais. Ela está profundamente enraizada na pobreza, desigualdade de género, violência, desequilíbrios de poder entre as adolescentes e seus parceiros homens, carência de educação e falhas dos sistemas e instituições em proteger os seus direitos.

Recentemente a VERDEFAM realizou uma formação para Jovens adolescentes grávidas onde contou com a presença de 30 jovens grávidas. A exemplo desta formação, o objectivo das intervenções da VERDEFAM junto desta camada tem por objectivo sensibilizar, prevenir e acima de tudo, educar, assumindo um compromisso junto das comunidades para quebrar o ciclo da gravidez na adolescência e evitar a reincidência.

 

 

FOTO: VerdeFam – Formação Jovens/Adolescentes Grávidas. 2013

 

 


Powered by: IT Web Soluções