logo

 




II encontro do Fórum da Sociedade Civil da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

 

A Verdefam participou no II encontro do Fórum da Sociedade Civil da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa ( CPLP) em Dili, Timor Leste,  a convite do Gabinete de Apoio à Sociedade Civil do Primeiro Ministro de Timor Leste. Esta segunda reunião foi subordinada ao tema “ O valor económico da Identidade Comum da sociedade Civil da CPLP” e teve como principal objectivo debater a importância da participação e promoção da Sociedade Civil, como interlocutor forte no desenvolvimento de parcerias estratégicas no espaço sociocultural e económico da CPLP.

 

 

Nos termos p.rogramados no Módulo 6 – Prevenção e Prestação dos Cuidados Médicos a Presidente da VerdeFam, Edelfride Barbosa Almeida fez, uma apresentação, que tocou as questões relacionadas com a garantia dos Direitos Sexuais e Reprodutivos em Cabo Verde, sendo esta a principal área de intervenção da VERDEFAM.

Foram apresentados os seus Eixos Estratégicos e os principais projetos e programas, com especial ênfase nos projetos relacionados com o Planeamento Familiar. A apresentação identificou um conjunto de propostas de ação conjunta, nomeadamente a criação mecanismos inovadores que reconheçam o papel da Sociedade Civil e que possibilitem a implementação de programas vocacionados aos grupos mais marginalizados, a disseminação da informação sobre a Saúde Sexual e Reprodutiva e Planeamento Familiar, a capacitação e sensibilização dos profissionais e das lideranças locais, entre outros.

Durante este encontro foi realizada a Assembleia Constituinte do Fórum da Sociedade Civil da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, tendo sido a Verdefam eleita para integrar os Corpos Sociais deste Fórum no Secretariado Técnico Permanente, juntamente com outras ONG’s de Timor, Brasil, Mocambique e Portugal

 


Powered by: IT Web Soluções